Sempre me fascinaram as sociedades secretas, os iluminati, os maçons, etc. Podia falar neles todos e contar toda a sua história, mas para isso basta ir ao Google que não faltam informações. Agora gostava de saber se ainda existe alguma destas organizações e quais os seus propósitos.
Desde sempre que o Homem tem necessidade de ser aceite em grupos, assim como de movimentar influencias e uma das formas mais eficazes de o fazer é criando sociedades que funcionam à margem da lei e sem qualquer fronteira, além daquele que é imposto internamente.
Muita gente entraria numa sociedade oculta apenas para ser aceite em algo, para se sentir incluída, as mesmas pessoas que em crianças fumaram para agradar aos "rufias" lá da escola. Por isso há que ter cuidado com as supostas sociedades. Facilmente se alicia alguém , socialmente "carente", aproveitando-se dele.
Existem também aqueles grupos extremamente restritos, que normalmente tem um fim politico, económico, etc. Penso que estes, tentam servir uma ideologia maior e por isso apenas se servem de cérebros com o mesma opinião e que o possam impulsionar. Isto podia fazer sentido na idade média, em que quem não tivesse soum Dum prae oculis (Deus adiante dos seus olhos) era queimado, em que a igreja condenava a ciência. Hoje tal já não acontece, o que não quer dizer que o sistema adoptado não castre alguns e por isso ainda acho plausível a existência de tais sociedades.
O aparecimento da Internet veio facilitar todas as relações de comunicação, assim como o aparecimento de novos pretendentes a estas sociedades. Na minha opinião, como sempre, elas adaptaram-se e tomaram partido de mais uma ferramenta.
Como em todo o lado penso existirem ou que tenham existido sociedades "boas" e "más". O Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, é um livro que aconselho a quem se interessar por estes assuntos. Logo que tenha tempo irei tentar escrever mais um pouco e estudar mais este assunto. Obrigado
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment