Sunday, October 29, 2006

Ainda sobre os ditos filmes

Quando falas do retroactive e do matrix, sou forçado a discordar com uma comparação entre eles, uma vez que os filmes em causa vão abordar temas diferentes. O primerio vai abordar um tema ligado ao Determinismo Vs Libertismo, enquanto que o segundo, embora tambem toque na questão do ja falado, foca-se muito mais numa questão da realidade subjectiva, e do nosso papel na sociedade.

No retroactive podemos concluir que as nossas acções vão ser reflectidas no futuro e isso faz do Homem um ser condicionante e libertista. Assim o principal tema abordado por ele é, como ja referi, o determinismo e o libertismo.

Já durante o matrix apercebemo-nos claramente que a principal area que o filme aborda é a passividade da realidade em que a nossa sociedade se incere e participa, de alguma forma controlada por "maquinas" que vão uma metaforizar os "organismos" que por sua vez vão controlando a mente de uma sociedade que se comporta como um "rebanho", seguindo as regras e comportamentos impostos por diferentes meios de persuasão.
Podemos apercebermo-nos de um exemplo claro disso, com a publicidade que inconscientemente nos vai dizer tudo aquilo que devemos ou não comprar e até controlar comportamentos. Penso, que o matrix faz um apelo a que acordemos desse controlo inconsciente que nos é imposto e então encaremos a realidade como ela é, de maneira propria e com vontade verdadeiramente livre.
Tambem podemos abordar o filme como que de uma visão niilista em que toda a realidade que nos rodeia é abstrata e que não existe, em que nada existe de absoluto.
Como qualquer interpretação ou analise que se possa fazer existem sempre varios pontos por explorar e de certo várias refutações possiveis, deixo por isso o espaço aberto para esse mesmo fim, esperando não criar mais nenhum desentendimento, uma vez que como digo as discussoes, desde que saudaveis, são sempre bem vindas ;)

No comments:

Google