Sunday, January 04, 2009

O nosso Portugal

Somos jovens, temos é de mudar o mundo! Toda a gente diz que o país está mal e tal, mas agir nada! Depois quem tem a culpa são os políticos. Não descartando a falta de empenho e seriedade deles, tento só entender porque é que nós pensamos que quem deve agir é apenas e só a classe política. Quer dizer, o poder democrático não deverá ser isso mesmo? Tudo bem que estamos numa democracia representativa, mas isso não iliba cada um de nós de uma participação sócio-cultural nula. O que quero por isso dizer é que o facto de escolhermos alguém para o governo, para tomar as melhores decisões para o Pais, não basta. Se queremos um Portugal melhor temos de ter responsabilidade social e intervir a todos os níveis que nos são possíveis. Quer dizer não andaram os nossos avós a lutar pelo 25 de Abril para nós agora deixarmos o nosso Portugal nas mãos de alguns. Ainda pior quando esses alguns só querem é saber de si e não visam qualquer sentido patriótico.
Há e tal, nós até fazemos muitas manifestações, a televisão está sempre a dizer mal do governo e quase de quatro em quatro anos muda o partido no governo.
Sim, mas quanto ás manifestações, tudo bem que as tem de haver mas não como estão a ser feitas. Primeiro, a grande maioria das manifestações que vejo são dos trabalhadores do sector público(curioso). Enquanto existem outros sectores sob muito piores condições. E esses eu não ouço na rua.
Depois, uma manifestação é para protestar por algo que supostamente está mal, ora isso pressupõe que temos uma proposta melhor. Coisa que raramente se vê.
Estes são apenas alguns dos exemplos que me lembrei agora que acho que devem ser intrínsecos a um verdadeiro cidadão. No fundo o “governo” que tanto criticamos, somos todos nós.

1 comment:

Ana Rita said...

Ora aí está. Mas os portugueses são demasiado burros para perceber isso. xD

Google